Ajude a definir o futuro do What Works Cities
Em 2017, a Bloomberg Philanthropies e o What Works Cities (WWC) estabeleceram um programa de Certificação a fim de oferecer um padrão capaz de avaliar a capacidade de um governo municipal de usar dados para tomar decisões eficazes, além de reconhecer a excelência. Até o momento, mais de 50 cidades dos Estados Unidos receberam a Certificação What Works Cities para honrar suas conquistas com tomadas de decisão baseadas em dados.
A cada três anos, o WWC faz o inventário desse Padrão para garantir que nossos critérios de Certificação englobem as práticas recomendadas para a governança orientada por dados. Fazemos este trabalho publicamente com a nossa comunidade para manter um elevado nível de serviço que irá estimular as cidades a procurar apoio e reconhecimento para a utilização de dados a fim de melhorar a vida dos seus residentes.
Este ano, o WWC apresentará uma nova versão do Padrão. Como primeiro passo nesta transição, o WWC tem o orgulho de lançar a versão prévia dos critérios para comentários e análises públicas.
…
O Padrão evoluiu para incluir uma ênfase expandida em:
- exigir que os governos das cidades coletem e usem dados desagregados em cada prática fundamental;
- incorporar princípios de equidade nos processos e práticas de cada prática fundamental;
- implementar o engajamento direcionado da comunidade e práticas qualitativas de dados nas práticas de tomada de decisões dos governos municipais.
Estamos felizes em ouvir nossos parceiros, profissionais da cidade e residentes, e esperamos suas contribuições. O período de comentários públicos serve como o nosso compartilhamento inicial das atualizações do Padrão, e esperamos continuar a conversar com você nas próximas semanas enquanto trabalhamos para implementar a Versão 3.0 do Padrão ainda neste primeiro semestre!
A versão preliminar já está disponível para consulta on-line e inclui os novos critérios e requisitos propostos abaixo para obtenção da Certificação.
O período de comentários públicos estará aberto até quarta-feira, 4 de maio. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail certification@whatworkscities.org.
Novos critérios
- Gestão de dados (Data Management, “DM”):
– Práticas de dados qualitativos (DM7)
– Dados discriminados para tomada de decisões (DM8)
– Padrão de serviço de dados (DM9) - Avaliações rigorosas (Rigorous Evaluations, “EVAL”):
– Adaptação de programas baseados em evidências (EVAL4) - Dados abertos (Open Data, “OD”):
– Orientações ao usuário para dados abertos e compartilhados (OD2) - Impacto nas partes interessadas (Stakeholder Impact, “SI”):
– Prestação de serviços de análise (SI2)
– Influência com dados e evidências (SI3)
Novos requisitos para obter a Certificação
As novas descobertas da pesquisa confirmam a ligação entre práticas robustas de dados de um governo municipal e a melhoria do bem-estar dos residentes. Para destacar o vínculo entre as práticas de dados de um governo municipal e os melhores resultados para os residentes, a Versão 3.0 do Padrão também introduz duas áreas adicionais de avaliação para obter a Certificação: Critérios Básicos e Demonstração de Resultados.
Todas as cidades Certificadas precisarão atender a três critérios básicos:
- Compromisso executivo com o Governo informado sobre dados (LC1)
- Implementação da estratégia e governança de dados (DM1)
- Seleção e uso de métricas de desempenho para metas e prioridades estratégicas (PA1)
Além disso, todas as cidades Certificadas deverão provar seu progresso em pelo menos um dos resultados abaixo:
- Acesso à internet de banda larga
- Qualidade do ar
- Jovens não inclusos em educação, emprego ou treinamento
As três áreas de resultados que selecionamos para avaliar os governos municipais são apenas um ponto de partida para o programa de Certificação. Planejamos incorporar a avaliação de mais resultados ao Padrão à medida que o programa evoluir.
…
Obrigado mais uma vez por fazer parte da comunidade What Works Cities!
Mal podemos esperar para ver o rumo que sua cidade está seguindo.